Treinamento é uma atividade que pode ser exercida nas empresas para que se adquiram novos conhecimentos, habilidades ou competências. É uma preocupação das empresas que estão atentas aos padrões de qualidade e querem conquistar cada vez mais seus clientes.

O futuro das organizações dependerá das ações de treinamento de seu capital humano, uma vez que as mudanças tecnológicas invadem as empresas e mudam a forma como o trabalho é realizado. Algumas tarefas que exigem qualificação moderadamente baixa serão substituídas por serviços que exigem maiores habilidades.
Com tamanha competitividade investir no capital humano tem sido uma opção para liderar mercados. Você pode optar por grandes campanhas de marketing, aplicar um preço mais baixo que os concorrentes, ter uma infraestrutura excelente, se o seu colaborador não estiver preparado para atender o cliente, tudo isso será em vão.ara evitar gastos desnecessários, deve-se avaliar o que, quem e onde deve ser treinado. Algumas empresas desperdiçam tempo e recursos com treinamentos que não atendem sua real necessidade, ou seja, compram apenas por que alguém ofereceu ou simplesmente por que está na moda.

O gestor precisa refletir qual resultado ele quer atingir com aquilo e colocar na balança: investindo X vou ter como retorno Y, avaliando se é viável ou não. Outras reflexões importantes a serem feitas são a respeito do conteúdo, por exemplo, será que todos meus funcionários precisam aprender a liderar? Quais equipes precisam aprender a utilizar ferramentas específicas, como planilhas eletrônicas, por exemplo? Ou ainda, qual setor precisa de apoio técnico?

Algumas etapas também devem ser seguidas. Primeiro devemos levantar as necessidades, depois planejar como será feito, aplicá-lo e então avaliar os resultados obtidos.

Sabendo qual o efeito se espera de um treinamento e seguindo as etapas acima, é possível fazer com que capacitação seja sim um investimento e não mais um gasto nas empresas:

Qual sua opinião a respeito?