Recrutar e selecionar pessoa para sua empresa é uma tarefa fácil ou difícil?

A priori entrevistar pessoas parece ser fácil, afinal consiste apenas em conversar com a pessoa e perguntar se ela está interessada em trabalhar na empresa, certo?

NÃO!

Existe muita técnica por trás desse processo que podem ser utilizadas por quem realiza esse processo.

Passo 1: A primeira etapa necessária é descrever o cargo ao qual a vaga está em aberto. Defina as responsabilidades que essa pessoa terá e quais as competências necessárias para exercê-las.

Passo 2: É hora de divulgar a vaga e recrutar perfis compatíveis. É possível que você pesquise dentro do seu banco de currículos e, caso não encontre um profissional adequado, deverá divulgar a vaga em meios de comunicação. Dica: faça um anuncio criativo e que chame a atenção do candidato.

Passo 3: Currículos selecionados, hora da entrevista. A entrevista é uma ferramenta poderosa para obter as informações desejadas, isso quando ela é bem utilizada. É necessário ter atenção ao candidato, jamais faça uma entrevista com pressa, mexendo no celular ou atento aos e-mails que chegam. Reserve tempo totalmente focado ao candidato.

Antes da entrevista é necessário preparar as perguntas que serão feitas. Se você for perguntar o seguinte: “Se você fosse um animal, qual animal seria?”

Reflita: o que você espera com esse questionamento? Qual seria a resposta ideal? Há muitas perguntas famosas de entrevistas que nem sempre fazem sentido ou podem não fazer sentido para você.

Formule questões sobre os antigos cargos que a pessoa exerceu, quais desafios ela já enfrentou na carreira, quais suas atribuições na prática no antigo emprego, por exemplo.
O mapa para formulação dessas questões é o perfil do cargo descrito no início. Se você precisa de alguém com habilidades de liderança, precisa de questões que lhe apontem se o candidato já teve alguma ocupação de líder, seja no trabalho ou em algo social/religioso.

Investigue ainda o nível de conhecimento prévio sobre o cargo e equipamentos que serão utilizados, para que seja possível mapear a necessidade de treinamento para esta pessoa, caso ela seja aprovada.