Para quem ainda não conhece, essa é uma metodologia utilizada para o alcance de metas. Coaching era o nome dado ao cocheiro, que tinha como função, levar uma pessoa de um estado atual até um estado desejado. Logo começaram a utilizar esse título para nomear os tutores nas universidades, alunos veteranos que recepcionavam os novatos, apresentando como as coisas funcionavam por ali. Logo o mundo dos esportes se apropriou da palavra para indicar o treinador, que é hoje a tradução de coach na língua inglesa.

O Coach é um profissional que possui formação em coaching e que utiliza de técnicas e ferramentas em sessões individuais para fazer com que o sujeito saia da situação em que está e caminhe em direção ao seu objetivo. Isso é possível a partir do ganho de competências e habilidades que o processo proporciona.

Imagine a seguinte situação: um líder está insatisfeito com seus liderados que se mostram desinteressados com os compromissos da empresa, os prazos não estão sendo cumpridos, a produtividade está baixa, pode estar faltando a esse líder algumas competências necessárias para uma liderança eficaz (relacionamento interpessoal, feedback, escuta ativa, estabelecimento de metas com base em competências individuais) durante o processo de coaching esse líder vai identificar quais os pontos devem ser desenvolvidos e qual o estado desejado que ele quer alcançar.

Pra resumir: coaching é um processo que torna o alcance de um determinado resultado mais próximo, pois permite a quebra de paradigmas do indivíduo, promovendo o autoconhecimento e maximizando seu potencial.