+55 66 9999 0321 | +55 66 9626 1602

#32 Porque o RH pergunta pretensão salarial?

  • Já te fizeram essa pergunta?

#32 Porque o RH pergunta pretensão salarial?

05/08/2016

Queridos ouvintes do Maxximizando, quem nunca ficou na dúvida do que responder quando o RH pergunta a pretensão salarial, hein?!

Nosso ouvinte Paulo Henrique perguntou e a gente responde.

Como a gente sempre diz aqui no podcast, não existem verdades absolutas nesse campo. Cada RH vai se posicionar e utilizar suas próprias técnicas. Por isso, investiguei com grandes profissionais dessa área para ter uma base de por que essa pergunta é feita e o que eles esperam ouvir como resposta.

Chegamos então a um denominador comum que é: eles perguntam a pretensão salarial para saber sua pretensão salarial. (risos)

Novamente não existe nenhuma pegadinha. O que acontece é que o RH precisa saber se pode te oferecer determinada vaga, se deve continuar o processo de seleção com você.

Imagine só se sua pretensão for a partir de 5k e a vaga estiver na faixa de 2k. É uma diferença muito grande e provavelmente você não vai aceitar, então nem adianta passar por todo o processo seletivo.

Já quando a diferença é em torno de 200 ou 500 reais, é possível negociar com o candidato, principalmente se ele for exatamente o que estavam buscando. Haverá uma negociação onde o salário final pode ser aumentado a partir da pretensão do indivíduo.

Quando for falar sua pretensão, você precisa ter noções de mercado, de quanto é a faixa salarial daquele cargo, conhecer a empresa onde esta se candidatando e as oportunidades e benefícios que podem haver, saber o seu valor, ou seja, quanto você pode trazer de lucro ou economia para empresa. Enfim, essa é uma questão de autoconhecimento e negociação.

Abaixo estão as respostas recebidas por diversos profissionais de RH de várias cidades do país e também seus respectivos links para o Linkedin. Façam contato com eles e lembrem-se de personalizar a mensagem ao adicioná-los hein?!

 

 

Acredito que sejam 3 razões básicas:

1- Saber se o salário pago pela empresa atende as expectativas do empregado que será contratado;

2- Fazer uma comparação entre o salário oferecido pela empresa e o solicitado pelos candidatos;

3- Reavaliar os benefícios de forma que esses possam compensar uma possível discrepância entre o valor de salário oferecido e o pretendido pelo empregado.

 

As empresas usam essa pergunta para negociar. Não pense que é porque a empresa não sabe quanto vai pagar pelo profissional, mas sim para saber em qual faixa salarial do plano de cargos e salários sua pretensão está. Lembre-se que é uma negociação. Empresas sérias não fazem leilão, não é por uma diferença de reais que o candidato será selecionado.

DICA: Sugestões para quem não está confortável para responder:

Pergunte: Posso saber mais sobre a empresa, benefícios, localização, segmento?

Posso analisar o que disse e te passar a pretensão em nosso próximo contato?

Essas perguntas podem te ajudar a conhecer melhor a empresa e informar uma pretensão com mais segurança

 

Vejo duas razões para fazer essa pergunta numa entrevista: Em primeiro lugar está o fato de que nem todos conhecem os métodos para classificação de cargos e por isso subestimam ou superestimam o valor da posição. Isto pode ocorrer tanto pela empresa que abriu a vaga subestimando o valor de mercado ou pelo candidato que imagina um cargo com mais responsabilidades do que o real. Neste caso perguntar a pretensão dá ao entrevistador uma percepção sobre o nível de responsabilidades e complexidades esperada para o cargo. O segundo motivo para mim é ainda mais simples: BARGANHA. Ao perguntar para o candidato sua pretensão sabemos uma referência máxima de expectativa de remuneração evitando despesas desnecessárias numa eventual contratação ou o desprendimento de energia com o candidato mais preparado do que eu posso pagar.

 

Quando trabalho uma posição, acabo perguntando a pretensão salarial para saber se o que temos orçado para a remuneração está dentro do pretendido pelo profissional. Em algumas vezes, a pretensão salarial do candidato está acima do nosso orçamento. Nesse caso, ou abrimos ao candidato que o salário que pagamos é um pouco abaixo da sua pretensão, ou, tentamos ajustar nosso orçamento para pagar esse profissional, se entendermos que vale a pena investir em determinado candidato.

Já atuei com os dois casos. Se a Empresa precisa muito desse profissional, por conta de sua bagagem profissional, acaba contratando o profissional.

 

Há 3 dimensões para os RHs ou outros entrevistadores questionarem a pretensão salarial:

  1. preparo e maturidade do candidato
  2. Equidade Interna
  3. Retenção a médio prazo.

Todo mundo tem seu preço profissional, seja monetário ou por um propósito de aprendizagem!

Todos os repertórios adquiridos durante sua experiência, seja lá qual for, tem uma carga investimento e preparo. Além disso, existe um peso relacionado a expectativas pessoais, modo como as pessoas estão habituadas a viver. As pesquisas salariais pontuam os valores viáveis e esperados numa posição, através de pesquisa de mercado comparados ao setor de atuação.

O mais importante para um candidato se inscrever numa posição e limitar seu range de negociação: unir seus repertórios com o propósito seu e da empresa para um novo projeto – o valor tem que ser compensador para ambas as partes partindo do princípio do setor e dimensão da empresa.

Os RHs, tem um papel importante de trazer equidade interna de remunerações para as novas posições, analisando sua capacidade orçamentária, bem como ter a percepção bem aproximada das motivações de um candidato.

 

Hoje não faço mais R&S, mas na época em que eu fazia, perguntava a pretensão salarial do candidato pois precisava saber se era compatível com o que a empresa tinha a oferecer e até que ponto poderíamos abrir uma negociação. Agora se a empresa não tem uma política de remuneração estruturado talvez a pergunta não tenha sentido.

 

Se você também tem dúvidas sobre RH, manda um email pra gente contato@maxximize.com.br ou entre no nosso grupo no facebook https://www.facebook.com/groups/maxximizando