+55 66 9999 0321 | +55 66 9626 1602

#31 Historia da psicologia organizacional

#31 Historia da psicologia organizacional

20/07/2016

É tão bom quando sabemos a história das coisas que gostamos. Foi isso que abordamos neste episódio do Maxximizando: A história da psicologia organizacional.

Sabemos que ela surgiu junto à revolução industrial, porém queremos te contar alguns detalhes que talvez você não saiba.

No século XVII, ainda antes da revolução industrial, podemos dizer que as pessoas eram empreendedoras, afinal de contas, todos trabalhavam por conta própria. Era um sistema de manufatura, ou seja, as pessoas trabalhavam em casa, de maneira artesanal. Com o início da industrialização, as pessoas passaram a ser empregadas e nesse contexto passou-se a estudar maneiras de melhorar o desempenho das pessoas no trabalho.

Foi aí que começaram os experimentos de Hugo Munsterberg, um polonês que estudou a adaptação das pessoas ao trabalho e vice e versa.

Taylor também surge neste contexto, estudando a otimização das tarefas. Ele ficou muito conhecido e foi considerado o pai da Administração.

 

No século XIX, durante a primeira guerra mundial, houve um grande reconhecimento da psicologia organizacional. Os psicólogos investigavam a motivação dos soldados, problemas psicológicos decorrentes pelos traumas da guerra.

Também teve início a elaboração de testes e pesquisas sobre a melhor colocação para cada soldado de acordo com suas capacidades.

Durante a segunda guerra mundial houve outro grande avanço a profissão do psicólogo organizacional. Eles organizavam as tropas de acordo com as habilidades de cada soldado. Também atuavam fortemente nas empresas que fabricavam material bélico.

Com o fim da guerra, as atividades empresariais retomaram o crescimento, afinal de contas era necessário reconstruir a Europa.

E esse trabalho evolui ao que temos hoje, onde esses profissionais atuam nas empresas para melhorar a performance das equipes, selecionar bem as pessoas, aplicar testes e dinâmicas para definir as pessoas certas aos lugares certos, assim como trabalhar para gerar qualidade de vida e satisfação com o trabalho.

Já conhecia essa história?

Conhecer a história ajuda a entender melhor para que serve a profissão e qual nossa missão nas empresas.

Manda um email pra nós: contato@maxximize.com.br

Acessa o site e deixe seu email para receber nossos conteúdos.

www.maxximize.com.br