+55 66 9999 0321 | +55 66 9626 1602

#30 Indicadores de RH parte 2

#30 Indicadores de RH parte 2

13/07/2016

Episódio 30. Hoje vamos dar continuidade ao episódio de indicadores de Recursos Humanos.

No episódio Camila Krauspenhar introduziu o assunto dos indicadores nos falando quais são as partes fundamentais de uma estrutura de indicadores, diferenciando, dados de informação e do indicador propriamente dito. Nesse episódio vamos apresentar alguns indicadores que podem tornar o seu RH mais estratégico fugindo assim da mediocridade dos RHs que temos por aí. Porque RH que faz festinha de aniversário não serve e RH que só faz folha de pagamento é Departamento Pessoal. Então vamos falar de Rh?

Trago então 6 indicadores para colocar em prática no seu dia a dia, sendo eles: Taxa de Absenteísmo, Média de horas de formação por colaborador, taxa de desligamento de pessoas, clima organizacional, taxa de implementação da estratégia e Taxa de satisfação com a liderança, esses dois últimos analisam o contexto da liderança.

Taxa de Absenteísmo: Serve para analisar como as faltas dos colaboradores afetam a produtividade da empresa.

Média de horas de formação por colaborador: Não sabe se está investindo muito ou pouco em treinamentos. Utilize este indicador para ter uma ideia se essa relação afeta a qualidade e a quantidade do trabalho realizado.

Taxa de desligamento de pessoas: Sempre que uma pessoa é demitida existe um custo por trás disso, custos mensuráveis e não mensuráveis. Utilize esse indicador para saber se suas ações estão refletindo efetivamente na diminuição da rotatividade.

Clima organizacional: Você realiza diversas ações para melhorar o ambiente de trabalho, mas não tem uma referência se isso está funcionando, utilize este indicador para analisar se o clima organizacional está melhorando.

Taxa de implementação da estratégia: A sua empresa realiza reuniões para definir estratégias e planos de ações. Comece a medir se esse tempo gasto está tendo resultado por meio desse indicador.

Taxa de satisfação com a liderança: Grande parte dos colaboradores que saem de uma empresa, saem por insatisfação com a liderança. Acompanhe esse indicador e trace medidas para melhorá-lo.

Logo abaixo está a tabela com a forma de cálculo de cada indicador abordado neste episódio.

tabela Indicadores