+55 66 9999 0321 | +55 66 9626 1602

#28 Conheça as dificuldades para o profissional de RH que está iniciando a carreira

#28 Conheça as dificuldades para o profissional de RH que está iniciando a carreira

29/06/2016

Episódio passado teve como tema os passos para se tornar um profissional de RH. Neste falaremos sobre as dificuldades enfrentadas por quem está ingressando nesta carreira maravilhosa.

Todo início de carreira é complicado, ainda mais se você trabalhar em um setor ainda pouco valorizado na maior parte do país, como é o caso da carreira em recursos humanos.

Selecionei algumas das dificuldades que encontrei em meu percurso e comentei os passos para resolvê-las abaixo. Vem comigo!

1º Dificuldade: Encontrar uma vaga de trabalho ou de estágio

Essas vagas nem sempre estão disponíveis, então precisamos criá-las. Isso mesmo, criar o próprio trabalho. Você vai precisar bater na porta das empresas, oferecer seu trabalho e falar dos resultados que pode trazer para organização.

2º Dificuldade: Saber lidar com quem não valoriza seu trabalho

Depois de conseguir a vaga, você terá de conquistar os demais líderes e toda equipe. No mundo empresarial é comum falar sobre números, então você precisa falar a mesma linguagem. É essencial trabalhar com planejamento, metas, gráficos e números, ou seja, todos os dados do RH precisam ser mapeados e trabalhados com base em indicadores.
O RH não deve de forma alguma ser um tipo de defensor dos funcionários, aquele que só “gasta” os recursos da empresa para gerar benefícios aos colaboradores.
Para trazer resultados para empresa é necessário focar em reduzir custos ou aumentar desempenho. Para as duas coisas é preciso mapear os processos, identificar os pontos de melhoria, discutir alterações com a diretoria e implantá-las.
Além de estar ao lado da diretoria o RH também precisa estar ao lado dos funcionários, sem tomar partido, essa é nossa próxima dificuldade.

3º Dificuldade: Conquistar a confiança da equipe

Você vai precisar do apoio de todos para implantar melhorias em processos e para isso vai ter de conquistar a confiança de todos.

O RH precisa ser alguém ético e confiável.

4º Dificuldade: Sair do operacional

Muitos profissionais em início de carreira, acabam atendendo a uma grande demanda operacional: são entrevistas e currículos que não acabam mais, gente entrando e saindo da empresa, etc. Lute com todas as forças para organizar a demanda de trabalho e implantar ações estratégicas. Até automatizar a parte burocrática e operacional você terá muito trabalho, mas isso será essencial para que você passe a um nível estratégico posteriormente.

Receba nosso conteúdo exclusivo, acesse bit.ly/atualize-se