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#25 Feedback

#25 Feedback

08/06/2016

Feedback é basicamente dar retorno sobre o desempenho de uma pessoa. Ele só deve ser aplicado quando há uma intenção positiva, ou seja, para gerar melhoria. Se não for gerar melhoria, trata-se apenas de uma opinião e deve ser guardada para você.

As pessoas sempre pesquisam técnicas para fornecer feedback e nesse momento eu gosto de usar uma frase de Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas uma alma humana.”

Quero dizer que comunicar-se com outro ser humano exige humanidade mais do que qualquer técnica.

A técnica sanduíche, já bastante utilizada, trata-se de elogio-crítica-elogio. Quando o colaborador é chamado pelo líder e este o elogia, ele já fica esperando a bomba. Essa técnica causa expectativas ruins em quem recebe o feedback. Por isso não aconselho utilizá-la.

Para ser adequado ao fornecer feedback, siga esses passos:

1. Seja o mais específico possível. Fale sobre um comportamento, uma data, uma atitude, um fato. Jamais diga coisas do tipo: “Você sempre chega atrasado.”

Sempre quando? Como assim sempre?

O funcionário irá sentir-se injustiçado e não irá modificar seu comportamento.

Você pode dizer: “Fulano, você chegou atrasado duas vezes nesta semana, segunda e terça. Como posso lhe ajudar a resolver essa situação, pois precisamos de você no horário combinado em sua contratação.”

Percebe como houve uma enorme diferença na comunicação?

2. Não julgue. Não use frases que façam julgamentos sobre o colaborador, por exemplo: “você não tem responsabilidade, por isso está sempre atrasado.”

Fale apenas sobre o fato/comportamento que precisa ser modificado.

3. Monta um plano de ação ao final da conversa. Quando você comunica o funcionário de algo que precisa que seja modificado é necessário estipular um plano para resolver o problema. Voltando ao problema do atraso, vocês podem resolver juntos alterar o horário de entrada do colaborador, ele pode se comprometer a usar outro meio de transporte para chegar ao trabalho, etc. O importante é que terminem o feedback com um plano para modificar o que há de errado.

Além disso, é importante ter a mente aberta para ouvir também seu funcionário, pois no momento do feedback ele pode e deve se expressar.

Aplica aí um feedback e nos conta como foi. Manda um email pra nós contato@maxximize.net.br

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