É comum encontrarmos em diferentes empresas as duas nomenclaturas para definir o setor que é responsável pelos colaboradores, ambas as definições acabam agregando funções como: recrutamento e seleção, solicitação de exames admissionais e demissionais, recolhimento de documentação para contratação, controle de ponto, integração e ambientação do funcionário, análise da necessidade de treinamento, plano de cargos e salários, ente outros.

A primeira vista pode parecer normal essa confusão na divisão de tarefas e pouco fazer diferença na organização, mas ao analisarmos a fundo o que compete a cada setor fica preocupante o quanto esse acumulo de funções distintas pode prejudicar o rendimento e o desempenho dos colaboradores.

Primeiramente o Departamento Pessoal (DP) é responsável pela parte burocrática e operacional em se manter um colaborador na empresa, sendo algumas de suas obrigações a solicitação e o acompanhamento de documentações exigidas para contratação e manutenção de um funcionário, controle de ponto, cálculos de remuneração e demissão, entre outras.  Muitas das funções do DP podem e costumam ser terceirizadas por um escritório contábil em pequenas e médias empresas.

Já o Setor de Recursos Humanos atua de forma estratégica dentro da organização, preferencialmente localizado junto com a alta gestão, trabalha aspectos comportamentais do indivíduo, organiza programas relacionados a saúde e qualidade de vida do trabalhador, planos de sucessão, estrutura políticas de cargos e salários, avalia necessidades e aplica treinamentos, atua conjuntamente com outros setores para analisar a expansão de produção em relação a disponibilidade de mão de obra, entre outros.

Ao agregar funções do DP ao RH é possível que este último perca a sua capacidade estratégica e se torne operacional, atuando no problema em vez de promover ações para evita-lo. O setor de RH quando bem utilizado dentro de uma organização une as necessidades da organização com as do colaborador, aumentando a produtividade e promovendo o crescimento da organização junto com seus colaboradores.